Perdeu documentos ou cheques ? Saiba o que fazer

 

É muito comum, a perda, furto, roubo ou extravio de carteira de identidade, de motorista, CPF, cheques e outros documentos. Quem vivenciou essa situação precisa tomar algumas atitudes para evitar fraudes ou golpes em seu nome.

A primeira providência é registrar Boletim de Ocorrência na delegacia mais próxima. Mas só isso não basta. É importantíssima a inclusão do desaparecimento no “SOS Cheques e Documentos”, um serviço da Boa Vista SCPC que informa ao mercado de que há algo de errado naquela documentação.

Para fazer o registro é bem simples. Basta procurar a Associação Comercial, para fazer um cadastro e informar quais documentos estão desaparecidos.

As informações ficam disponíveis no “SOS Cheques e Documentos” por cinco anos e o próprio cidadão pode fazer o pedido de exclusão a qualquer momento. Se quiser continuar com o aviso de extravio após os cinco anos, precisará fazer novo pedido e apresentar Boletim de Ocorrência.

Como funciona

Uma vez registrado o desaparecimento no “SOS Cheques e Documentos” da Boa Vista SCPC, cada vez que um lojista consultar o número do CPF um alerta é disparado com a informação de que a documentação foi roubada, furtada, extraviada ou perdida. Isso evita que o nome do cidadão seja usado indevidamente para golpes.

 

(fonte: Boa Vista serviços)

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